2 de março de 2011

"My Movie Tracks" - Alternative Prison

Hoje é a vez de serem as escolhas do Top10 do "My Movie Tracks" do Gabriel Martins do blog Alternative Prison. Mais um blog de filmes que recomendo ;)
Fica aqui então o Top10 dele.

(AVISO: O texto e/ou os links, poderão ter spoilers)

TOP 10 - "My Movie Tracks"

10- "Os Caça Fantasmas" (GhostBusters); 1994; Ivan Reitman
"Ghostbusters" - Ray Parker, Jr
Mítico tema de Ray Parker Jr. Talvez o único que conheça dele, pois nunca foi um artista que me tivesse suscitado interesse. No entanto é impossível não reconhecer o mérito desta canção. Sempre que a ouço é uma viagem no tempo, adoro os Caça-Fantasmas, adoro a canção e se estamos a falar de músicas associadas a filmes, uma deste género era obrigatória numa lista destas..

9- "Gladiador" (Gladiator); 2000; Ridley Scott
"Now We Are Free" - Lisa Gerrard e Hans Zimmer
A banda sonora do “Gladiator” é uma das minhas favoritas e sempre que se fala do filme nunca me canso de dizer que este é o seu ponto mais forte.
Hans Zimmer é bem conhecido pelos seus trabalhos na indústria cinematográfica. Mas para “Gladiator” aliou-se à talentosa Lisa Gerrard compondo um dos seus maiores trabalhos.
Gerrard que é mais conhecida por vir da extraordinária banda que são os “Dead Can Dance”.

8- "O Bom Rebelde" (Good Will Hunting); 1997; Gus Van Sant
"Between The Bars" - Elliot Smith
Elliot Smith era um excelente autor de canções que infelizmente perdeu a vida terrivelmente cedo. A sua morte está envolvida em algumas questões dúbias porém, oficialmente, foi considerada um suicídio.
Como legado deixou-nos um conjunto de canções fascinantes. “Between the Bars” é de uma beleza avassaladora e apesar de não ter sido composta para o filme “Good Will Hunting” criou uma forte ligação com o mesmo. É sem qualquer dúvida “a” canção do filme.
Gus Van Sant deve ser como eu um grande admirador do trabalho de Smith pois não foi este o único filme em que usou as suas músicas.

7- "Festival Rocky de Terror" (The Rocky Horror Picture Show); 1975; Jim Sharman
"Sweet Transvestite" - Tim Curry
Os musicais são uma escolha óbvia, afinal a música faz parte da sua essência. É um dos géneros que menos conheço apesar de haver inúmeras canções que me remetem para filmes que nem vi.
Afinal na grande maioria a música é composta de propósito para o filme.
No entanto há um musical que adoro, até à data, é mesmo o favorito, falo de “The Rocky Horror Picture Show”, uma história sobre vampiros transexuais na Transilvânia.
O que se pode pedir mais?
A Canção em questão é quando o Dr. Frank-N-Furter (brilhantemente interpretado por Tim Curry) faz a sua primeira aparição. Palavras para quê? Vejam.

6- "O Piano" (The Piano); 1993; Jane Campion
"The Sacrifice" - Michael Nyman
Adoro piano e ainda voltarei a ele neste top.
Mychael Nyman é excepcional e a banda sonora que compôs para o filme “The Piano” é maravilhosa. Um filme com este título tinha de brilhar nesse sentido e Nyman não desilude, deslumbrando-nos.
Música composta propositadamente para o filme, esta “The Sacrifice” faz parte da sua alma, sem música ele nunca seria o mesmo, nem tão bom.

5- "A Felina" (Cat People); 1982; Paul Schrader
"Cat People (Putting Out Fire)" - David Bowie
Obrigatoriamente um dos meus compositores de eleição, o camaleão do Rock, David Bowie, tinha de figurar na lista. Admiro imenso a sua carreira, pela qualidade, pela diversidade e pela duração. É um dos maiores artistas do mundo e contém várias participações em filmes.
Estive indeciso entre três, mas acabei por escolher uma das suas canções mais sensuais, “Cat People” (até porque o Chico já tinha pegado na Deranged :P).
A canção foi composta de propósito para o filme de 1982, um remake do de 1942, com a bela Nastassja Kinski no papel da mulher felino.
Mais recentemente foi usado por Tarantino em “Inglorious Basterds” e quero só mencionar isto porque apesar de a canção ter sido criada de propósito para um filme que nada tem a ver com o de Tarantino, esta assenta-lhe com uma perfeição invejável.
Afinal they were “putting out fire with gasoline”.

4- "Platoon- Os Bravos do Pelotão" (Platoon); 1986; Oliver Stone
"Adago for Strings , Op 11" - Samuel Baeber
Uma das sinfonias mais tristes de sempre. Esta composição clássica de Samuel Barber, a mais conhecida do compositor, dispensa apresentações.
Ouvi-a pela primeira vez em “Platoon” o grande épico sobre a guerra do Vietname de Oliver Stone. A música é de uma beleza estonteante, dificilmente haverá alguém que lhe seja indiferente, tamanho poder tem sobre os nossos sentimentos.
Uma peça magistral que obrigatoriamente tinha de fazer parte de um top destes.

3- "Basquiat" (Basquiat); 1996; Julian Schnabel
"Tom Traubert´s Blues (Four Sheets to the Wind in Copenhagen" - Tom Waits
Esta é uma das minhas canções predilectas de sempre. Tom Waits dispensa apresentações é um músico excepcional e com uma voz particular e monstruosa que dotam a canção de uma força sobre-humana.
Ouvia-a em “Basquiat” de Julian Schnabel, que continua a ser o meu predilecto do realizador.
Penso que o que direi em seguida não será um spoiler pois já aconteceu na realidade.
A música é usada enquanto Basquiat recorda o seu grande amigo e colega, Andy Wharhol após ter recebido a notícia da sua morte. Um belo momento ao som da ainda mais bela, “Waltzing Matilda”.

2- "Simplesmente Genial" (Shine); 1996; Scott Hicks
"Piano Concerto nº 3" - Rachmaninoff
“Shine” é um filme especial para mim no sentido em que foi nele que descobri um dos meus compositores favoritos, Sergei Rachmaninoff, precisamente com este concerto em piano.
Na história David Hellfgot, tem um esgotamento após tocar esta melodia, tamanha a pressão a que era sujeito e tamanha a complexidade da obra do compositor Russo.
A música apaixonou-me imediatamente e continua a ser hoje uma das minhas predilectas, sempre que a ouço recordo um pouco do filme, afinal foi o momento em que a conheci. É quanto a mim a música que mais sobressai na história devido à sua importância, na mesma.

1- "Velvet Goldmine" (Velvet Goldmine); 1998; Todd Haynes
"T.V. Eye" - Ewan Mcgregor
Qualquer canção da banda sonora de “Velvet Goldmine” me remete para esta pérola de Todd Haynes. Temos aqui um conjunto de canções maravilhosas a evocar na maioria o espírito de Glam Rock.
Escolhi a “TV Eye” porque é usada no que é para mim uma das melhores introduções a uma personagem em cinema, neste caso, Curt Wilde. Estamos no início da carreira de Brian Slade(Jonathan Rhys-Meyers), que frustrado por causa do concerto que havia acabado de dar, decide abandonar o local. Enquanto caminha é parado pelo som de um grito seguido por o de uma guitarra eléctrica. Pára tudo! A atenção é captada instantaneamente e tal canto de uma sereia, Slade é hipnotizado. No final do concerto os seus olhos espelham admiração, paixão, isto é o que ele sempre quis ser, ter aquele espírito, aquela rebeldia e chama,isto é rock n’ roll e ele quer ser Curt Wilde.
A“TV Eye”, um original dos The Stooges, aqui interpretada por Ewan Mcgregor que entra em modo “Iggy Pop” e rouba toda as atenções para ele.
De salientar ainda a reacção de Arthur Stuart (Christian Bale) quando ouve o nome de Curt Wilde durante a entrevista, nesta altura ainda não sabemos muito sobre ele, mas para quem já viu o filme, entenderá, aqueles olhos espelham tudo

ATENÇÃO: Para verem os videos, clicar no nome da canção/música.

Estas foram as escolhas do Gabriel Martins  e agora, quero a vossa opinião sobre estas escolhas

11 comentários:

  1. Os saudosos caça fantasmas! Boa lista, que consegue reunir composições mais clássicas e canções no seu verdadeiro sentido. Gostei de ver o Elliot Smith, desconhecia a sua ligação ao Good Will Hunting, e o Bowie, que é também um dos meus artistas preferidos.

    ResponderEliminar
  2. Ahh o tema do Gladiator, já não era sem tempo ;) Lista bastante interessante no qual também destaco o belíssimo "Adagio for Strings".

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. "sem música ele nunca seria o mesmo, nem tão bom"
    Essa observação sobre o Piano é tão verdadeira. Pela mesma razão, o Shine nunca me encantou, em grande parte porque Rachmaninoff não me entusiasma pela música.

    ResponderEliminar
  4. Projeccionista: Obrigado. Tentei alternar entre composições clássicas e canções para ter uma lista equilibrada.
    Inicialmente até considerei nunca repetir um género musical, mas assim não podia por algumas que queria muito :)


    Samuel: Foi a 1º que escolhi, não podia faltar. Grande música e grande cena.


    Dezito: Por acaso já estranhava aindanão ter aparecido. Grande banda sonora de Zimmer que aliado a Lisa Gerrard ainda ficou melhor.


    Ozpinhead: Filmes sobre música têm de ter especial atenção nesse campo. Como eu adoro Rachmaninoff o Shine em termos musicais é uma pérola. Como filme prefiro o Piano por exemplo.
    Já agora a Celine Dion tem uma música muito conhecida onde a melodia que usa vem do piano concerto nr 2 de Rachmaninoff lol.

    ResponderEliminar
  5. Boa lista...

    Destaco às musicas do Piano, a do Platton (igualmente fabulosa), e a do Gladiador que é uma das minhas FAV!

    ResponderEliminar
  6. Eu tinha comentado aqui, mas aparentemente não chegou:X Detesto quando isso acontece!!! BAh!

    Devo dizer que adorei que te lembrasses dos Caça Fantasmas e de Platoon, pois acho muito boas escolhas, mas devo confessar que não me passaram pela cabeça:X

    Muitas das outras estavam na minha pré-lista, mas não foram "sorteadas"...

    Quanto a O Piano, fizemos escolhas diferentes de música.

    ResponderEliminar
  7. Nuno: Obrigado essas não podiam faltar.

    ADEK: eheh Obrigado. Em relação ao Piano a música basicamente é a mesma, é tocada é de forma diferente. Nesse aspecto não escolhi a dedo da banda sonora, queria esta melodia e foi a primeira que veio à mão :D

    ResponderEliminar
  8. Uma lista muito eclética e diversificada em géneros e estilos. Adorei especialmente a inclusão da (já icónica) "Ghostbusters", que é uma faixa incontornável e ultra-popular na história do cinema e da lembrança de Galdiador, que tem uma banda-sonora marcante (especialmente pela Lisa Gerrard que dá um brilho intenso). De Bowie gosto sempre e essa é bem porreiraça sim (e realmente também está na OST do "Inglorious basterds").

    Já do Velvet Goldmine... esperava sim alguma coisa por aqui, pois já na altura me havias indiciado isso deste filme (o glam rock). Um bom tema sim (apesar do glam rock não me fazer ferver muito... tenho mais afeição pelo Bowie neste caso).
    Grande participação Gabriel!
    Well done!

    ResponderEliminar
  9. Obrigado :)

    O Velvet é daqueles de filmes de culto para mim. Gosto muito de glam rock mas esta em particular até é mais rock n roll puro e duro, Iggy Pop :D

    Bowie realmente tem muitas, saliento ainda a da banda sonora do Underworld, mixada pelo Danny Lohner e com acompanhamento vocal de Maynard James Keenan (Tool). Um espectáculo :)

    ResponderEliminar
  10. The Rocky Horror Picture Show, Platoon e Velvet Goldmine - adoro!

    Nota: Velvet Goldmine é injustamente esquecido e criticado, é bom saber que alguém -além de mim- gosta do filme! :-)

    ResponderEliminar