22 de fevereiro de 2011

"My Movie Tracks" - Split Screen

Hoje calhou a vez de serem as escolhas do Top10 do "My Movie Tracks" da Ana Alexandre do blog Split Screen. Aproveito para informar, que quem gosta de cinema e televisão tem aqui um blog muito bom para seguir e os autores do mesmo são uma simpatia.
Mas aqui vai então o Top10 da Ana.

(AVISO: O texto e/ou os links, poderão ter spoilers)

TOP 10 - "My Movie Tracks"

10- "Moulin Rouge!" (Moulin Rouge!); 2001; Baz Luhrmann
"Your Song" - Ewan McGregor
Se calhar a culpa é do Ewan McGregor, vou ser honesta, há qualquer coisa de muito fascinante em ver o Obi-Wan Kenobi a cantar Elton John. Nunca é fácil refazer um clássico de modo a parecer uma canção totalmente nova ou até melhor que a original, mas de algum modo conseguiram-no com esta musica. Provavelmente será também por culpa do coro que não só contribui para a música como a engrandece. É uma música que, acima de tudo, nos transporta para a efusividade com que ele via o romance, a sua entrega total.

9- "O Sonho de Cassandra" (Cassandra's Dream); 2007; Woody Allen
"Cassandra's Dream" - Philip Glass
É impossível ficarmos indiferentes ao modo como esta música começa, tão forte e com apenas cordas. Arrebata-nos imediatamente para o filme que, embora não seja dos meus preferidos de Allen, tem uma das bandas sonoras mais adequadas. Philip Glass é normalmente (re)conhecido principalmente pelo seu grande trabalho em The Hours, mas consigo considerar que este trabalho é mais majestoso por tê-lo feito sair da sua zona de conforto, o piano. A música dá-nos imediatamente um clima tenso, agitado, mas com alguma beleza e harmonia por detrás. Essencialmente, dá-nos o filme em poucas notas.

8- "O Fabuloso Destino de Amélie" (Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain); 2001; Jean-Pierre Jeunet
"Soir de Fête" - Yann Tiersen
Esta é provavelmente uma das bandas sonoras mais conhecidas, nem que seja pelo facto dos canais televisivos portugueses terem engraçado com ela e terem-na posto em quase todas as reportagens que fizeram desde essa altura. Ainda assim, é uma banda sonora incontornável e um dos grandes trabalhos de Yann Tiersen e, embora actualmente tenham sido feitas algumas bandas sonoras , esta foi absolutamente genial na sua concepção instrumental. Nota-se um pouco o espírito de Amèlie Poulain a cada nota, o modo diferente como via o mundo que é reflectido pelo modo como cada nota foi tratada.

7- "O Rei Leão" (The Lion King); 1994; Roger Allers e Rob Minkoff
"Circle of Life" - Hans Zimmer
Ninguém precisa de mais de 3 segundos para identificar a que filme pertence esta. É uma das melhores introduções de sempre (se não a melhor) em filmes da Disney e a música é também das mais conhecidas do repertório dos filmes daqueles estúdios. E obviamente que, sendo eu, tinha de estar presente nesta lista uma música de filmes de desenhos animados. Não só imediatamente nos situa no ambiente africano como também à liberdade e harmonia que reinavam.

6- "Chicago" (Chicago); 2002; Rob Marshall
"Cell Block Tango" - Catherine Zeta-Jones & The Cell Block Girls
De todas as músicas presentes no filme, esta é claramente a mais marcante pela sua intensidade e inclusão lógica no filme e progresso do argumento. Contraria um pouco a melancolia e efusividade das restantes músicas e ao mesmo tempo incorpora os dois estilos em determinados momentos. Além disso transporta-me imediatamente para a cena de dança e é impossível dissociar a música da coreografia. É uma representação da realidade do filme vista por quem de interesse: as presas. A visão delas do que se passou, a qualidade justificável dos seus actos, o papel de vítima que as levou a cometer tal erro.

5- "O Amor é Um Lugar Estranho" (Lost in Translation); 2003; Sofia Coppola
"More Than This" - Bill Murray
Não consigo ouvir esta música sem a associar de imediato à cena do karaoke no filme e é exactamente isso que esta iniciativa pede. É uma das cenas mais conhecidas do filme (quem não se lembra de Scarlett Johansson com a peruca cor-de-rosa?) e a música é imediatamente associada a esse momento de libertação, quase o único em todo o filme. Para mim não é um filme onde a banda sonora tenha grande destaque, mas de facto não consigo evitar lembrar-me de imediato da cena a que pertence.

4- "Perto Demais" (Closer); 2004; Mike Nichols
"The Blowers Daughter" - Damien Rice
Acho que não existe ninguém que, ao ouvi-la, não se lembre de imediato da cena inicial do filme, da Natalie a destacar-se do meio da multidão e do "Hello stranger". Não havia melhor música para iniciar o filme e para aquela cena em concreto, mesmo a nível de letra. As músicas de Damien Rice têm sempre o lado melancólico e adequa-se perfeitamente ao filme.

3- "Um Homem Singular" (A Single Man); 2009; Tom Ford
"Carlos" - Shigeru Umebayashi
Esta é outra OST que se pudesse vinha toda parar aqui. Todo o filme é altamente concentrado no lado estético, como seria óbvio vindo de quem vem, mas a cena do encontro com Carlos foi uma experiência visual única. E além de visual, a música complementou-a de tal forma que parecia quase nem ter sido composta para o filme, mas sim sair naturalmente da própria cena.

2- "Kill Bill: Vol.1" (Kill Bill: Vol.1); 2003; Quentin Tarantino
"Twisted Nerve" - Bernard Herrmann
Poderia ter escolhido inúmeras músicas deste(s) filme(s), mas a verdade é que nenhuma me impressionou tanto como esta. A cena de Elle Driver vestida de enfermeira a andar por aquele corredor fora e a assobiar esta música é das que me recordo com maior precisão. É impressionante como a música parece ter sido escrita para a cena, embora o mais provável é a cena ter realmente sido escrita para a música, uma vez que cada momento encaixa tão bem a cada acorde.

1- "O Padrinho" (The Godfather); 1972; Francis Ford Coppola
Acho difícil justificar esta escolha porque é O Padrinho, e O Padrinho não se explica. Bastam as primeiras notas para que, com ela, sejamos transportados para a Família e para todo o ambiente da América dos anos 40.

ATENÇÃO: Para verem os videos, clicar no nome da canção/música.

E foram então as escolhas da Ana. O que pensam vocês delas?

11 comentários:

  1. Começo também eu por comentar as tuas escolhas Ana ;)

    - The Godfather, Kill Bill, Closer, Lost in Translation, The Lion King, Amélie são todas automaticamente associadas aos respectivos filmes.

    - Chicago, é mais o All That Jazz.

    - Moulin Rouge! é mais Come What May, El Tango de Roxanne ou ainda Lady Marmalade que associo.

    - Nunca vi A Single Man nem Cassandra's Dream - dois nomes a reter na memória para depois ver ;)

    Beijocas e muito obrigado por teres participado ;)

    ResponderEliminar
  2. Quanto ao Chicago, sim, provavelmente para a maioria das pessoas essa é a música mais conhecida e que associam imediatamente ao filme. Mas a verdade é que acho que o espírito do filme está muito melhor representado no Cell Block Tango.

    A Single Man tem inúmeras músicas que poderiam ter aparecido aqui e talvez alguns indicassem a "Daydreams" ou "Stillness of the Mind", mas eu não consigo tirar aquela cena da cabeça desde que a vi há um ano atrás.

    ResponderEliminar
  3. Bem, identifico-me com algumas das escolhas:
    - Yann Tiersen e Amélie tinham de estar aqui! Linda a composição do compositor...
    - Rei Leão também lá tinha que estar!
    - Tarantino já nos habituou a grandes e excelentes bandas-sonoras...
    - a música de Damien Rice é simplesmente linda!
    - Odeio o filme do Moulin Rouge, pelo que não conseguiria incluir aqui uma música dele... Se bem que um mau filme também pode ter uma boa banda sonora (veja-se o caso do Twilight 3)

    ResponderEliminar
  4. Apenas digo que discordo da Gema, e que "Your Song" é a música que mais rapidamente associo a "Moulin Rouge". Estive também para colocar na minha lista, com uma justificação bem parecida com a da Ana:)

    ResponderEliminar
  5. Belas escolhas.

    Ana claro que é culpa do Mcgregor (não desfazendo a canção) o homem tem uma voz UAU.

    Yann Tiersen fica sempre bem em qualquer lado e a banda sonora da Amélie é fantástica.

    Xii a Circle of Life que contribui para um dos melhores inicios de sempre em cinema :)

    A banda sonora do Lost in translation tem grandes temas.pensei que iam aparecer os my bloody valentine ou os Jesus and Mary Chain, mas foi bem lembrado este karaoke de Bill Murray faixa que vem na ost de tão boa que é :P

    Gosto muito da do Damien Rice, mas talvez por ouvi-la antes do filme, o qual também gostei bastante, não a associo imediatamente ao Closer, acho eu, agora depois disto já estraguei tudo lol.


    Gosto de todas e o padrinho a finalizar. Uma escolha obrigatória.
    também foi bem lembrado o assobio em Kill Bill, muito bom :D

    ResponderEliminar
  6. Já agora Gema é suposto o top ser crescente até à que gostamos mais? Eu limitei-me a colocar 10 que adoro sem qualquer tipo de hierarquia entre elas.

    ResponderEliminar
  7. Desta vez vi os filmes todos. E uma vez mais, não me lembro de quase nenhuma, com excepção do Padrinho (mítico), da Twisted Nerve, da More Than This (adoro o Lost in Translation, consigo vê-lo vezes sem conta) e da Blower's Daughter, que é uma das minhas músicas preferidas e por acaso conhecia precisamente com o Closer.

    Mais uma grande lista.

    ResponderEliminar
  8. João Bastos: o engraçado é que eu também odeio o Moulin Rouge e até tinha comentado isso com a Gema, mas continuo a achar que tem uma banda sonora fantástica.

    ADEK: vou esperar pela tua lista, agora estou curiosa :D

    Loot: obrigada! A do Kill Bill foi a primeira que me ocorreu assim que comecei a pensar na lista, mas a do Padrinho veio logo a seguir. A do Damien Rice também já a conhecia, mas ainda assim achei que encaixou de forma tão bonita no filme que passei a associá-la sempre ao Closer.

    Projeccionista: vá lá, ainda assim são umas poucas :) mas confesso que algumas delas passam bem despercebidas a menos que se memorize acena, que foi o meu caso com algumas delas.

    ResponderEliminar
  9. De todos os filmes só não vi o do Woody Allen, de resto grandes filmes e grandes temas. As minhas escolhas preferidas são: "Your Song" e "Soir de Fête".

    Roberto Simões
    CINEROAD

    ResponderEliminar
  10. Até tenho vergonha de me ter esquecido do "The Circle Of Life" :|

    ResponderEliminar
  11. "Cell Block Tango", boa escolha!

    Em relação a Moulin Rouge, gosto do filme por causa do Ewan McGregor e do John Leguizamo (a Nicole Kidman ainda não me provou ser boa actriz) e também confesso a minha debilidade por "Your Song", especialmente a parte incial, dita tipo poema!

    ResponderEliminar