21 de fevereiro de 2011

"My Movie Tracks" - Os Filmes da Gema

Ora bem! Hoje é dia 21 e como prometido, vou começar a minha iniciativa "My Movie Tracks".
Agradeço desde já a todos que participaram e devo dizer-vos que adorei as vossas escolhas. Confesso que muitas delas não estava á espera, outras era claro que seriam escolhidas e também que fiquei a conhecer algumas que não conhecia.

O Top10 de hoje é o meu, pois não sabia quem haveria de escolher para "inaugurar" esta iniciativa, por isso decidi que seria eu e acabei por "sortear" a sequência de quem irá ser escolhido (não fosse eu ser tentada a escolher algum que gostasse mais ou menos).

O meu critério para as minhas escolhas foi, o de escolher músicas/canções que não foram escolhidas por nenhum dos outros participantes, para de certa forma dar hipótese ás mesmas e como é óbvio sem descurar o critério que vos foi imposto - músicas/canções que de imediato vos faz lembrar determinado filme. Foi dificil a escolha, como todos vós sabem, por experiência própria, mas aqui vai...

(AVISO: O texto e/ou os links, poderão ter spoilers)

TOP 10 - "My Movie Tracks"

10- "O Talentoso Mr. Ripley" (The Talented Mr. Ripley); 1999; Anthony Minghella
"Tu Vo' Fa' l'Americano" - Rosario Fiorello, Jude Law e Matt Damon
Escolhi este tema, porque desde que vi este filme, esta canção nunca me saiu da cabeça. Aliás, dou por mim muitas vezes a cantá-la e a lembrar-me da cena em que eles a cantam.
É impossivel ouvir esta canção sem a associar de imediato a este filme.

9- "O Véu Pintado" (The Painted Veil); 2006; John Curran
"A La Claire Fontaine" - Les Petits Minous
Adorei este filme e esta canção é deliciosa e depois de a ouvir jamais me saiu da cabeça. Não sei se por ser tão bonita, se por estar associada a um momento tão delicado e triste do filme, mas ouvi-la, faz logo saltar á minha cabeça este filme.

8- "Reencontrar o Passado" (Flashbacks of a Fool); 2008; Baillie Walsh
Filme que me surpreendeu muito por ter sido tão bom (quando não esperava isso dele). Esta cena em especial em que os dois fazem o playback desta canção dos Roxy Music, fica bem presa na cabeça e a música não sai dela tão cedo. Boa banda-sonora, mas esta é sem dúvida a que nos reporta de imediato para este filme.

7- "O Castelo Andante" (Howl's Moving Castle); 2004; Hayao Miyazaki
Numa lista destas tinha que incluir a música ou canção de algum filme de animação. Pensei de imediato na Disney (visto ser uma fã acérrima da mesma) mas acabei por não resistir aos encantos desta música maravilhosa, que depois de ter visto este filme de Miyazaki, jamais me abandonou - é belissima, não estão de acordo? E mal a ouço, as imagens do filme passam na cabeça.

6- "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (Harry Potter and the Sorcerer's Stone); 2001; Chris Columbus
"Hedwigs Theme" - John Williams
Quem (apesar de alguns não gostarem da história deste pequeno feiticeiro) não associam de imediato a música? Acho que será impossivel, é de imediato associada a Harry Potter, por mais que não gostem dos filmes.

5- "Sozinho em Casa" (Home Alone); 1990; Chris Columbus
"Home Alone Main Title" - John Williams
Mais uma música deste compositor. Esta desta vez, pertence ás minhas memórias de criança/adolescente. Quem não via as aventuras desta criança sozinha (sempre esquecida pelos pais) no Natal? Passava sempre na televisão portuguesa várias vezes. Além de me recordar de imediato do filme, também me faz lembrar o Natal - é o chamado 2 em 1.

4- "Serenata á Chuva" (Singin' in the Rain); 1952; Stanley Donen e Gene Kelly
Assim como teria que escolher um filme de animação, na minha lista teria de estar incluido, um musical. Até porque uma lista sobre bandas-sonoras, não poderia estar completa, sem incluir um musical.
Para mim esta é sem dúvida a canção que mais se associa a musicais e ao filme em questão (até tem o mesmo título que o filme).

3- "O 5º Elemento" (The Fifth Element); 1997; Luc Besson
Lindissima! Esta ópera é dificilmente esquecida e é um dos momentos brilhantes do filme de Luc Besson. E a reviravolta que se dá na prórpia música é magnifica. Mal a ouço, associo-a imediatamente ao filme.

2- "O Meu Tio" (Mon Oncle); 1958; Jacques Tati
"Mon Oncle Theme" - Franck Barcellini
Esta não poderia faltar... se há alguma música que associo de imediato é esta ao personagem de Jacques Tati (o Mr. Hulot). Magnificos filmes que Jacques Tati realizou e este "O Meu Tio" é fantástico e esta música sempre a acompanhar.

1- "Uns e os Outros" (Les Uns et les Autres); 1981; Claude Lelouch
"Bolero" - Ravel
Em 1º lugar só poderia escolher esta música. Lembro-me do filme, mas do final é o que me recordo mais, porque termina desta maneira fantástica. Esta música é utilizada noutros filmes, mas o filme que me salta logo á cabeça é de imediato "Uns e os Outros" - final espectacular!

ATENÇÃO: Para verem os videos, clicar no nome da canção/música.

20 comentários:

  1. Alguns filmes não assisti. Comentando aquilo que conheço: SERENATA À CHUVA e HARRY POTTER já se tornaram temas icónicos, sobretudo o primeiro. O tema de HOME ALONE não me recordo, mas a ópera d'O 5º ELEMENTO é sem dúvida qualquer coisa de inesquecível. A d'O MEU TIO também gosto bastante, mas a minha preferida de todas é mesmo a referência a O CASTELO ANDANTE e a música em questão. Que melodia encantadora!

    Roberto Simões
    CINEROAD

    ResponderEliminar
  2. Escolhas bastante interessantes, com um conceito lato, misturando canções, temas clássicos e temas originais. Os filmes escolhidos são também variados , mas com o fio condutor que está explicito e se aceita. Há dois ou três filmes que não vi, e fiquei com vontade. E no fim, é isso que conta. Parabéns, bom começo.

    ResponderEliminar
  3. ainda não vi o mr ripley mas fiquei curioso ainda para mais ctg a andar pela casa a cantar Tu vuo' fa' l'americano
    mericano, mericano...
    sient'a mme chi t' 'o ffa fa'? (e sim fui ver as lyrics =X )

    ResponderEliminar
  4. Roberto - Aqueles que não viste, deves fazê-lo, são muito bons ;)
    O Serenata á Chuva para mim tornou-se inevitavel ter que o meter aqui, porque como tu dizes é icónico.
    Home Alone talvez porque estava sempre a vê-lo a música despoleta logo - ah é o kevin (macaulay culkin) LOOOOL
    Sobre 5º elemento e o meu tio, estamos de acordo.
    Castelo Andante, por mais que gostasse de filmes Disney, este superou :P
    Obrigado pela opinião ;)

    Pedro Afonso - Desde já muito obrigado pelo comentário (e pela participação também).
    Quando decidi criar o meu top10 decidi que não poderia ser todo o género igual, até porque as bandas sonoras não são todas iguais.
    Já agora quais são os filmes que ficaste com interesse em ver?

    Pedro - Tens mesmo de ver Mr. Ripley é bastante interessante. E sim, sei que tou sempre a cantar essa canção xD

    ResponderEliminar
  5. Bem, John Williams tem (na minha opinião) coisas mais icónicas e melhores. No entanto as referidas são inesquecíveis. nâo me recordo da música do mr Ripley (já vi o filme há muitos anos). Também não me recordo da do Castelo Andante, mas vindo de um filme de Myasaki é bastante aceitável.
    Resumindo, de todas, fantástico é om momento do 5º Elemento dessa ópera. MUITO BOM

    ResponderEliminar
  6. Às vezes optamos todos por fugir aos mais óbvios e alguns ficam a faltar. Estou a dizer isto porque sempre pensei que o "Singin' in the Rain" fosse escolhido.
    E como salientas estes foram escolhidos propositadamente para não repetires nenhuma canção já escolhida pelos participantes.

    Alguns não conheço, outros já não os ouvia há tanto tempo que foi uma bela recordação :)

    ResponderEliminar
  7. "Singin' in the rain" estava na lista de 20 que escolhi... Depois quase foi sorteio, para conseguir tirar de lá 10:) Lamento muito, mas não me lembro do tema do sôr Ripley:X E acho que se o ouvir não vou associar ao filme assim de repente. Talvez a partir de hoje sim (porque a seguir a acabar este comment, vou ouvir, e já não me devo voltar a esquecer:P).

    ResponderEliminar
  8. Boa lista Gema, que foge ao óbvio. Eu conheço todos os filmes, agora as não estou a ver, mas vou investigar :)

    ResponderEliminar
  9. Desses filmes vi 7 e já nem me lembrava de algumas das canções. Por exemplo, a do Ripley é uma música que adoro mas não associava ao filme, já o vi há anos. O que quer dizer que está na hora de o voltar a ver. Desta lista a minha preferida é sem dúvida a do Tati, cineasta que me faz sempre pensar na magia do Cinema. Dos três filmes que não vi, fiquei com vontade de ver o «Reencontrar o Passado».

    Parabéns pela iniciativa :)

    ResponderEliminar
  10. Não conhecia sequer o Flashbacks of a Fool, mas fiquei curioso. Ainda não vi o The Talented Mr. Ripley, Mon Oncle e Les Uns et les Autres, embora neste último dificilmente associarei o Bolero ao filme pelas razões que já conheces. E também não vi nenhum dos filmes do Harry Potter. Ou seja, metade não vi. Sou uma tristeza ;-)

    Singin' in the Rain é claro o mais icónico de todos. Também gosto muito da música do Painted Veil, que se adapta maravilhosamente aquele segmento do filme. Achei curiosa a escolha da música do Howl's Moving Castle para incluir um filme de animação. Sou fã incondicional de anime, mas se tivesse que escolher uma música também relacionada com o gênero, nunca me ocorreria esta, apesar de muito bonita. Provavelmente iria escolher uma música de um Kenji Kawai, Yoko Kanno ou Shiro Sagisu. Mas muito boa a escolha do Joe Hisaishi, que está para o Hayao Miyazaki, como o Danny Elfman está para o Tim Burton.

    ResponderEliminar
  11. João Bastos - John Williams tem muitas mais, assim como tantos outros compositores - eu tinha uma lista com 30 ou um pouco mais e fui riscando conforme vcs escolheram e conforme o que eu achava realmente importante para mim.
    5º Elemento tinha de estar como é óbvio, porque é lindissima.

    Loot - Exacto, estavam na minha lista e dps de algumas riscadas por vcs terem escolhido e dps de mt ponderar sobraram estas. Tentei englobar um pouco de tudo.
    Eu tb confesso que fiquei surpreendida por algumas terem ficado de fora, como vcs no final da iniciativa poderão ver.

    ADEK - É uma canção que ficou-me no ouvido desde que vi o filme e já o vi há anos (há vontade uns 10 anos) e ainda assim ficou-me e nunca mais me saiu da cuca :D

    My One Thousand Movies - Basta clicar nos nomes das musicas e vai directo ao link ;)E já agora obrigado pelo comentário ;)

    Projeccionista - Pois, eu já o vi há uns 10 anos e ainda hoje essa canção é logo associada ao filme LOOOOOOL
    Tati é sem dúvida uma pérola do cinema - adoro-o!
    Reencontrar o Passado foi uma surpresa para mim, gostei imenso do filme e esta cena para mim foi memoravel ;)

    King Mob - Vejam o Flashbacks of a Fool e depois digam-me se gostaram ;)
    Tens de ver esses três que ainda não viste porque são todos muito bons, o Les Uns et les Autres é um pouco parado, mas aquele final é grandioso!
    E sim, já calculava que não estavas á espera de ver Bolero de Ravel num fim destes xD
    E não, não és nenhuma tristeza, cada um tem a bagagem cinéfila que tiver e estamos sempre a aprender - eu por exemplo não conheço muito dos filmes que me enviaram, mas estamos sempre a aprender não é verdade?
    Também queria incluir um tema de um filme de Burton, mas já não deu :S

    Obrigado a todos por participarem ;)

    ResponderEliminar
  12. Tenho de ver alguns desses, mas realmente existem aí alguns que claramente são a "cara" do filme.

    (ainda vou a tempo de mudar para o "faz plim! e pronto"? :P)

    ResponderEliminar
  13. Ana - Eu disse-te para fazeres o Plim! e pronto :P
    Mas quais são os filmes que ainda não viste ou que não te lembras?

    ResponderEliminar
  14. Concordo contigo no Sozinho em casa, no harry potter :)

    ResponderEliminar
  15. Odalisca - Lembras-te bem destas, não é?

    ResponderEliminar
  16. Boas escolhas que fogem um pouco ao óbvio como disse o Chico. Alguns dos filmes devo confessar que nem conhecia como é o caso do teu nº 1. Mas o "Bolero" sempre conheci e é um pedaço de música.
    Well done ;)

    ResponderEliminar
  17. Lembro sim e de outras, e essas particularmente associo logo aos filmes... então do sozinho em casa (os 3 primeiros filmes) há várias músicas que assim que as ouço lembro me dos filmes, essencialmente na época natalicia.
    Do Harry Potter li primeiro os livros e depois que vi o filme, e penso que foi genial essa música, tem tudo a ver! :)
    Quanto à animação, já vi vários animes por influencias de amigos fanáticos e a toda a hora acabo por ouvir músicas japonesas, e há bem mais giras :P embora essa que escolheste seja só instrumenta! :P
    **

    ResponderEliminar
  18. Dezito - É um final grandioso e deves ver o filme se puderes ;)

    Odalisca - Até pode haver mais giras, mas esta é lindissima ;)

    ResponderEliminar
  19. Boa lista, gostei principalmente da escolha do Bolero e do Harry Potter ahah

    ResponderEliminar
  20. Diogo - Obrigado. Para mim a de Bolero é sem dúvida de cortar a respiração ;)

    ResponderEliminar