23 de fevereiro de 2011

"My Movie Tracks" - Ecos Imprevistos

Hoje calhou a vez de serem as escolhas do Top10 do "My Movie Tracks" do Armindo Paulo Ferreira do blog Ecos Imprevistos.
Aqui está então o Top10 do Armindo - de salientar que ele colocou as suas escolhas pela ordem de ano dos filmes, daí começar com o que ele terminou.

(AVISO: O texto e/ou os links, poderão ter spoilers)

TOP 10 - "My Movie Tracks"

Ora bem, sendo pedido apenas e somente 10 momentos musicais que me representem imediatamente os respectivos filmes, optei por entregar um misto de temas icónicos e ainda algumas canções.

10- "Miami Vice" (Miami Vice); 2006; Michael Mann
"One of These Mornings" - Moby & Patti Labelle
Para terminar, uma escolha cujo significado é me enorme pois esta canção significa-me não só todo o filme mas especialmente o dilema interno de foro romântico entre as duas personagens de Miami Vice, que sabem não poderem acabar juntos, por estarem em lados opostos... Patti LaBelle canta nesta canção de Moby, substituindo os samples e com isso deu uma nova dimensão ao desalento e sofrimento que combina na perfeição com a situação extra que Miami Vice apresentou.

9- "The Matrix Reloaded" (The Matrix Reloaded); 2003; Andy & Lana Wachowski
"Main Titles" - Don Davis
Mal se faz soar, este tema coloca-nos dentro da (saga) Matrix. Acho esta versão do Reloaded bastante icónica.

8- "Ocean's Eleven - Façam as Vossas Apostas" (Ocean's Eleven); 2001; Steven Soderbergh
"69 Police" - David Holmes
David Holmes ergueu uma enebriante banda-sonora toda ela cool que acentua e dá ainda mais pinta a Ocean's 11. "69 Police" é um daqueles temas que para mim sintetiza as imagens que ilustrou... e depois tem um groove viciante.

7- "O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel" (The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring); 2001; Peter Jackson
"May It Be" - Enya
Enya encarna nesta canção o "sumo" de uma obra grandiosa, que consegue ainda partilhar notas musicais do tema principal de Lord of the Rings. Um belo e memorável 2-em-1!

6- "Disponível Para Amar" (In the Mood For Love); 2000; Wong Kar Wai
"Yumeji's Theme" - Shigeru Umebayashi
O brilhante tema "Yumeji`s Theme" representa na perfeição um filme perfeito. Uma obra de arte a reforçar uma outra obra de arte.

5- "A Última Caminhada" (Dead Man Walking); 1995; Tim Robbins
"The Long Road" - Eddie Vedder & Nusrat Fateh Ali Khan
Nusrat Fateh Ali Khan carrega no seu canto toda uma paleta de emoções aprisionadas, que ilustram na perfeição toda a angústia, revolta e dúvida que atravessa este magnifico filme, que tem para mim a melhor interpretação de Sean Penn

4- "Pulp Fiction" (Pulp Fiction); 1994; Quentin Tarantino
"Misirlou" - Dick Dale & His Del-Tones
Tarantino, Tarantino... só dos filmes dele daria para rapidamente se fazer um top 10 tarantinesco. Desde temas a canções de todos os géneros, estilos e proveniência... e ainda haveria abundância. Reduzir tudo isso a um único tema é que é dificil mas acredito que alguns segundos de "Misirlou" servirá para muita gente identificar que se está perante um filme dele... ainda para mais o mais célebre e uma obra-prima!

3- "História Interminável" (The Never Ending Story); 1984; Wolfgang Petersen
"Never Ending Story" - Limahl
Esta é uma canção do filme com o mesmo nome mas totalmente indissociável tanto do filme, como de uma época que considero muito boa em fazer belas canções pop para filmes. Esta tem a particularidade de sobreviver melhor que o filme em si... e adoro-a desde sempre!

2- "Super-Homem" (Superman); 1978; Richard Donner
"Main Theme" - John Williams
Nunca ficaria satisfeito se o género dos comic-movies de super-heróis não estivesse presente numa lista minha mas o tema de Superman é um daqueles históricos e incontornáveis. (O tema do filme "Batman" de Tim Burton, é igualmente excepcional mas o do Super é mágico.)

1- "2001: Odisseia no Espaço" (2001: A Space Odyssey); 1968; Stanley Kubrick
"Also Sprach Zarathustra" - Richard Strauss
O tema de Strauss em "2001 - Odisseia no espaço", é marcante e carrega com ele um tom de "bigger than life" tal como é o filme.

ATENÇÃO: Para verem os videos, clicar no nome da canção/música.

E foram então as escolhas do Armindo. O que pensam vocês destas escolhas?

11 comentários:

  1. Mais uma vez para começar, acho as escolhas na sua maioria muito bem escolhidas, pois quase as conheço todas.

    De salientar 2001: Odisseia no Espaço, Historia Interminavel, Super-Homem, Pulp Fiction, Senhor dos Anéis e Matrix Reloaded.

    Já vi Dead Man Walkin, In the Mood For Love e Ocean's Eleven, mas confesso que não me recordo destes temas.

    O único que não conheço é Miami Vice ;)

    Obrigado pela participação ;)

    ResponderEliminar
  2. Tenho de referir que o tema do Strauss foi o que mais me custou não colocar na minha lista e muito perto está o do Superman.

    Não o fiz mesmo porque muito dificilmente não seriam escolhidos, não sei até que ponto este pensamento não foi parvo lol.

    Mas pronto para dizer que o tema do 2001 é (tal como toda a ost) genial e todos os momentos em que é usado ficaram-nos gravados na mente.

    O do Superman só é o melhor tema de um super-herói. Sabes bem o quanto prefiro o Batman, sinceramente nunca fui grande leitor do Superman, mas sempre que ouço aquela música, epá, respeitinho, durante esses minutos Kal-El é realmente o maior.


    Em relação ao Matrix, escolheria o 1º e a Wake Up dos Rage Against The Machine. Acabei por não a colocar, mas ADORO :D

    Já agora Armindo por acaso pensei que ias colocar algo do Spawn :P

    Já tivemos uma longa conversa em que recordámos temas de filmes no facebook, por isso sabia bem que a tua seria um espectáculo ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Taratino acho que vai ser o rei e senhor deste My Movie Tracks.... :)

    Desta lista dos Ecos Imprevistos, destaco às quatro primeiras, muito bem vista a do Never Ending Story, essa musica é marcante.

    ResponderEliminar
  4. Adorei ver 2001 A Spece Odyssey em primeiro!!

    Bjs :)
    RODRIGO

    ResponderEliminar
  5. Mais uma boa lista. Acho que até agora todos se esmeraram. Só não gosto muito da Never Ending Story (desculpem, enjoei dos anos 1980 e o penteado do senhor não ajuda:)). De resto vi os filmes todos e acho que cada uma das músicas se relaciona perfeitamente ao filme em causa.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  6. Ora viva, pessoal. Agradeço desde já a todos a simpatia e as boas observações deixadas e à anfitriã a oportunidade de participar (parabéns pela iniciativa pois é muito pertinente).

    Sou apreciador de música, de filmes também e sem dúvida que ver um filme nunca passaria sem prestar atenção à banda-sonora. Há uns mais evidentes neste aspecto que outros. A situação de fazer um Top10... foi imediata a escolha a inicio mas acabou depois por custar mais do que parecia. O meu Top10 foi erguido no sentido de erguer uma "big picture" do que mais me remete a identificar por sons filmes que na minha "estrada do cinema" têm valor. Desde o feeling, a capacidade de quase os resumirem, contextualizar épocas, etc. Senti que, mais do que aqui colocar canções que me agradam mais (nalguns casos) ou que mais vezes repito ouvir, teria de contribuir com as que no fim justapõem uma arte sobre outra arte e se tornam simbólicas de ambos.
    Uma parte da minha lista é essa faceta.
    Depois, inveredei por adicionar alguns títulos que adoro ouvir repetidamente mas que adicionassem algo á lista. A lista só tem um defeito... só são 10!

    "Já vi Dead Man Walkin, In the Mood For Love e Ocean's Eleven, mas confesso que não me recordo destes temas."
    Todas elas estão nos respectivos álbuns OST ao menos...

    - No Dead man Walking ouve-se na cena do rapto a "Shadow" com o canto do Nusrafat (é muito semelhante) e no inicio a outra dos mesmos (The Face Of Love - esta ainda mais parecida) mas salvo erro passa com os créditos finais. E está lá no disco da OST...
    - A do Ocean's Eleven é no fim: http://www.youtube.com/watch?v=HyUmQf5CTqU (a maior parte das vezes gosto de ver os créditos até ao fim e nesta fase as canções marcam-me)
    - A do In The Mood for love" é logo depois do inicio (aos 4:12 do seguinte video: http://www.youtube.com/watch?v=jrsgYYBDlOc)
    - A do Moby no Miami Vice passa a meio do filme±, no momento em que eles (casal enamorado) vão no barco em alto mar a alta velocidade (um momento deslumbrante e a canção toca durante pouco tempo mas marcou-me logo).

    Nos anos 80 fizeram-se imensas canções pop para filmes memoráveis. A Tina Turner no Mad Max, os Duran Duran e os a-Ha nos James Bond, Huey Lewis no Regresso ao Futuro, Queen no Flash Gordon, etc, etc... mas desde pequeno que me fascina a do Limahl (e ainda hoje a ouço). Coloquei-a na lista porque é um perfeito exemplo de como por vezes o melhor que sobra de um filme (que não fica para a história) é... a música dele!

    ResponderEliminar
  7. @ Loot: É verdade sim. Esteve por pouco o Spawn ser aqui representado (com a potente faixa dos Silverchair & In Vitro - que venero 100%) mas só poderia eleger 10 e... não poderia retirar o tema de Superman, que no fundo é o que mais alimentou a dignidade do género dos superheroes-comic-movies.

    Tal como bem referiste, a do Superman que mantive, impõe-me respeito, é inspiradora e carregada de simbolismo.
    As canções do Spawn... nem tanto e têm um outro valor, que é mais pelo conceito aplicado, mas seria uma "pequena maldade" aqui figurarem, assim como canções das OST da saga Twilight (os álbuns das duas sequelas são maravilhosas colecções de boas canções - viciantes e até melhores que os filmes em si). Contudo, nada disto é para mim icónico suficiente para esta importante iniciativa.

    A "Wake Up" do RATM é magnifica e é usada no 1º Matrix (de 1999) marcantemente (acentua a cena do Neo a voar quando o filme se despede).
    A que escolhi representa até toda a saga, pois um ouvinte desprevenido dirá que pode pertencer a qualquer um dos 3 filmes (mas são diferentes na verdade, cada qual tem uma variante distinta, sendo para mim a do Reloaded a mais triunfal e concisa). Por curiosidade extra, a "calm Like a Bomb" dos mesmos RATM no Reloaded é igualmente potente e fantástica).

    Os tema principal do "2001" até é exaustivamente usado noutros filmes... ouve-se Toy Story 2 por exemplo. É incontornável. basta soarem alguns segundos...

    Do Tarantino dava para fazer até um My Movie Tracks só com as dos filmes dele. A "Misirlou" é identificadora dele e do Pulp Fiction mas em termos de canções... ui... até desisti de as escolher!
    (Eu até tenho no iPhone, só dos filmes dele, uma playlist com um top30...)

    ResponderEliminar
  8. Tens toda a razão. Podia-se fazer um top 10 só com as músicas dos filmes do Tarantino. O facto de associarmos tantas músicas com filmes dele é um testemunho perfeito do seu talento.

    ResponderEliminar
  9. Gosto muito de Neverending Story, Gema. Realmente, a música de abertura pertence a uma boa época da união das canções pop com os cines (são muitos os filmes dos anos 80 com canções na medida).
    bjs :)

    ResponderEliminar
  10. Digo ainda que se erguesse uma outra lista com diferentes e diversas escolhas, ainda não faria justiça à temática das bandas-sonoras... e valorizo mais as canções (e os álbuns, com faixas inspiradas pelo filme) que os temas de composição clássica ou não (mas que há temas impressionantes... é incontornável).

    @ King Mob: Até daria para ir mais longe, pois daria para fazer um Top10 só com o "Jackie Brown", que é o filme de Tarantino com canções do melhor que ele já reuniu num filme. Só o inicio... ver este link: Cine-cena: "Jackie Brown" de Tarantino... a abertura e o final ao som de Bobby Womack (OST)
    Foi uma tortura reduzir toda uma obra somente à "Misirlou"...

    ResponderEliminar
  11. A iniciativa parece ter sossegado os comentadores. E em geral...

    ResponderEliminar