28 de fevereiro de 2011

"My Movie Tracks" - Ana Matos

Hoje é a vez de serem as escolhas do Top10 do "My Movie Tracks" da Ana Matos, uma amante de cinema.
Fica aqui então o Top10 dela.

(AVISO: O texto e/ou os links, poderão ter spoilers)

TOP 10 - "My Movie Tracks"
10- "O Piano" (The Piano); 1993; Jane Campion
"The Heart Asks Pleasure First" - Michael Nymann
"The Heart Asks Pleasure First": acho que também é daqueles exemplos que não falha, quer se tenha visto ou não o filme. Até porque eu já associava a música ao filme ainda antes de o ter visto (e acho que não era só por ter aprendido a tocar a música antes). Ouvem-se as primeiras notas, e PIMBA: "The Piano" vem logo a cabeça.

9- "Chapéu Alto" (Top Hat); 1935; Mark Sandrich
"Cheek to Cheek" - Irving Berlin / Fred Astaire
"Cheek to Cheek": foi uma escolha que considero interessante... é que é a música que mais facilmente associo à publicidade dos iogurtes Adagio do que ao filme, simplesmente porque a música me ficou no ouvido dos anúncios, antes de eu ter visto "Top Hat". Quando vi o filme, achei curioso perceber que aquela música estava na banda sonora, e claro que agora a associação é imediata (apesar de ainda não me conseguir abstrair totalmente dos iogurtes:P eheh). Para quem conhece o filme, pode ser que tenha uma experiência semelhante a mim, e associe facilmente.


8- "Pocahontas" (Pocahantas); 1995; Mike Gabriel & Eric Goldberg
"Colors of the Wind" - Alan Menken / Judy Kuhn
"Colors of the Wind": adoro tocar no piano, na guitarra, cantar, ouvir, e tudo e tudo. Esta música tem uma magia muito especial para mim, e, com o egocentrismo característico do ser humano, tenho tendência a acreditar que tem para toda a gente:P Mas acho que é de fácil associação para todos


7- "(500) Dias com Summer" ((500) Days of Summer); 2009; Marc Webb
"Us" - Regina Spektor
"Us": não é uma associação tão óbvia. Penso que é preciso ter visto o filme, e ter gostado dele o suficiente para mais tarde recordar. Se for esse o caso, esta música acho que também é memorável o suficiente, e não a ouço sem pensar no filme.


6- "Donnie Darko" (Donnie Darko); 2001; Richard Kelly
"Mad World" - Gary Jules
"Mad World": é mais uma que escolhi mais por razões pessoais ("Donnie Darko" acho que é o filme que tenho que incluir em todo o tipo de desafios que se relacionem com cinema). Admito que talvez seja preciso ver o filme para associar, mas uma vez que se tenha visto penso que não falha;)


5- "O Desafio do Guerreiro" (Braveheart); 1995; Mel Gibson
"For the Love of the Princess" - James Horner
"For the Love of a Princess": é mais ou menos uma justificação parecida com a música que escolhi para o "Titanic", mas esta associa-se nas primeiras notas, sem dúvida. Grita "Braveheart" o tempo todo:P


4- "Boneca de Luxo" (Breakfast at Tiffany's); 1961; Blake Edwards
"Moon River" - Henry Mancini / Audrey Hepburn
"Moon River": Não poderia deixar de fora esta, pelo significado forte que tem para mim:) No entanto, não considero que tenha uma associação fácil para toda a gente. Terá, sim, para quem conhece o filme e para quem gosta de cinema e vai sabendo uns fun facts, mesmo que não tenha visto o filme:)


3- "O Feiticeiro de Oz" (The Wizard of Oz); 1939; Victor Fleming
"Somewhere Over the Rainbow" - Judy Garland
"Over the Rainbow": Esta também é das óbvias. Acho que mesmo quem nunca viu o filme, ouve a música e associa logo.


2- "Titanic" (Titanic); 1997; James Cameron
"Rose's Theme" - James Horner
"Rose's Theme": Esta toda a gente associa, não tenho dúvidas. As primeiras notas são mais para conhecedores do fundo, mas quando começa aquela parte que é uma espécie de "My Heart Will Go On" instrumental, não me parece que exista alma que não pense logo no filme em questão:)


1- "Gangs de Nova Iorque" (Gangs of New York); 2002; Martin Scorcese
"Hands That Built America" - U2
"Hands That Built America": Escolhi pq é de uma banda de que gosto muito, e tanto o título da música como o som apontam directamente para o filme:)

ATENÇÃO: Para verem os videos, clicar no nome da canção/música.

Estas foram as escolhas da Ana Matos e agora, quero saber o que pensam vocês sobre estas escolhas?

9 comentários:

  1. Gostei muito da lista da Ana, até porque partilhamos um tema. Não é exactamente o mesmo, mas é como se fosse.

    Nyman é magistral, excelente escolha.

    Não vi o Top Hat, mas a Cheek to Cheek é grande canção.

    Quando penso no 500 days lembro-me logo é de Smiths por causa daquele diálogo no elevador. Mas a Us Da Regina Spector é LINDA. Muito bem metida.

    A cover do Gary Jules da Mad World é belíssima. A OST do Darko tem muitas que poderiam aqui figurar, Killing Moon por exemplo.

    Braveheart um dos primeiros filmes que me deslumbrou quando o vi. Ainda hoje revisito a sua banda sonora com frequência, mas para a minha lista acabei por ir para outro épico.

    Ahh o feiticeiro de OZ :D

    Gosto muito da número 1, não a colocaria em 1º mas muito boa.

    ResponderEliminar
  2. Escolhas com as quais me identifico perfeitamente, com a excepção do Gangs of New York. Talvez por não ter gostado do filme.

    O difícil no (500) Days of Summer é provavelmente seleccionar uma das várias músicas que compõem a sua banda sonora. Eu provavelmente escolheria o Hero ou You Make My Dreams. Essas duas músicas adaptam-se tão bem aos dois extremos emocionais nas respectivas cenas que é quase impossivel não associá-las ao filme. A última então não só fica associada ao filme, mas também a uma noite bem passada em companhia feminina ;-)

    ResponderEliminar
  3. Loot: Só não pus The Smiths, porque associo a mil e uma coisas, enquanto que a "Us" para mim é sinómino de "(500) Days of Summer", mas claro que qualquer escolha é sempre subjectiva:D Quanto ao comentário a "Donnie Darko", é umas das muitas OST's que ouço e ouço...Por isso por vezes tenho dificuldade em perceber qual é mais associada ao filme... São quase todas músicas brutais, mas acho que a cover de "Mad World" que aparece no filme é a que mais facilmente se associa:D

    Já agora, ao organizar a minha lista, vi-a apenas como isso, e não como um top. Assim sendo, os números não indicam ordem de preferência. Provavelmente limitação minha a tentar fazer o que a Gema pretendia, mas se tivesse feito um Top10 a lista teria outra ordem.

    King Mob: Sem dúvida que (500) Days of Summer é daqueles filmes em que escolher apenas uma música é problemático. Acho que várias delas teriam ficado bem na lista:)

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  4. ADEK: Percebo perfeitamente, isto de escolher só 10 não é nada fácil quanto mais ordenar :P

    Assim ainda concordo mais então :D

    ResponderEliminar
  5. Desta lista da Ana, um ganda numero 1... aquele final dos Gangs com a musica dos U2 é fantabuloso :)

    ResponderEliminar
  6. E vivam os clássicos, já faltavam. Adoro a Moon River cantada pela Hepburn. A Somewhere Over The Rainbow também é daqueles clássicos que ficam para sempre. Boa lista!

    ResponderEliminar
  7. Nuno: Vá lá, alguém que concorda com o número 1 (não número 1 de preferência, como já esclareci).

    O Projeccionista: A Moon River fica linda cantada pela Audrey, sim:D Recentemente também adorei a versão que aparece no Elizabethtown, na parte do sapateado da Susan Sarandon (óbvio que o filme podia nem ter mais nada, mas já me tinha ganho como fã:P).

    ResponderEliminar
  8. Sobre as tuas escolhas:

    Não vi, Braveheart, 500 Days of Summer e The Piano - este apesar de não ter visto conheço a sua banda sonora espectacular e associo ao filme imediatamente LOOOOOOL

    Top Hat, já conhecia a música pela pub e tb como tu, qd a ouvi neste filme fiquei a associa-lo de imediato ao filme.

    Pocahontas tem uma banda sonora que adorooooooo (não fosse eu viciada em Disney como tu). É claro que associo esta canção de imediato com o filme. Mas a mim são duas outras que associo ao filme, pq gosto mais: "Just Around the Riverbend" e "Listen with Your Heart".

    Donnie Darko não preciso dizer nada, é uma das minhas musicas preferidas em bandas sonoras. Com um final tremendo a acompanhar a canção.

    Breakfast at Tiffany's e Audrey Hepburn a cantar Moon River é simplesmente delicioso ;)

    Wizard of Oz com Somewhere Over The Rainbow é claro uma das canções mais famosas do cinema, tinha de constar em alguma lista :D Estranho é que a música que associo além desta é uma dos macacos (ou lá o que eram): The March Of The Winkies.

    Titanic é o My Heart will go on que associo de imediato, pela lavagem ao cerebro que nos fizeram ao meter sempre a canção em todo o lado a passar :S

    E Por último oum dos melhores finais no cinema para mim, com esta canção incrivel, fiquei muito satisfeita ao ver que incluiste esta canção ;)
    De um modo geral gostei imenso das tuas escolhas ;)

    Obrigado por participares :D

    ResponderEliminar