15 de janeiro de 2011

O Apartamento

C.C. Baxter (Jack Lemmon) tem um apartamento muito apetecido pelos seus superiores e descobre que entregando a chave do seu apartamento algumas noites começa a ganhar promoções e assim sobe dentro da empresa.
Diversos chefes mulherengos descobrem e passam a palavra para o esconderijo perfeito para as suas aventuras amorosas e Baxter só tem de estar calado e emprestar-lhes o apartamento.
Só que a sua vida está prestes a mudar, quando o patrão J.D. Sheldrake (Fred MacMurray) leva para lá a sua amante, Fran Kubelik (Shirley MacLaine), o amor platónico de Baxter. Esse amor platónico pela menina dos elevadores começa subitamente a ser algo mais que isso e Baxter vai ter que tomar uma decisão importante para a sua vida: perder o amor da sua vida ou perder o seu emprego.





Billy Wilder era (e continua a ser) um dos melhores realizadores de sempre e apesar deste não ser o seu melhor filme (na minha opinião), é certamente um dos seus melhores - não é em vão que ganhou o Óscar para Melhor Filme.
Jack Lemmon prova mais uma vez o excelente actor que ele é e Shirley MacLaine também está muito bem.
É hilariante ver Baxter a sentir-se "expulso" do seu próprio apartamento, pelos seus chefes - quando começam a passar palavra acerca deste apartamento - e ele já não ter noites em que possa estar nele, tudo para não perder o seu emprego e subir na empresa.
Uma comédia romântica que aconselho todos a ver.

NOTA: 8/10

O Apartamento (The Apartment)
Realizador: Billy Wilder
Interpretes: Jack Lemmon; Shirley MacLaine; Fred MacMurray;...
Definições: 125 min. / P/B / 1960 - USA

3 comentários:

  1. Essa é uma das melhores duplas ever do cinema. Shirley e Jack Lemmon estão grandiosos. bj :)

    ResponderEliminar
  2. Umas das obras-primas de Billy Wilder, um realizador de eleição !

    bj

    ResponderEliminar
  3. Jeniss - Fizeram uma dupla muito boa mesmo ;)

    Dezito - Como disse, sem duvida, um dos melhores de Wilder ;)

    Bjks

    ResponderEliminar