21 de abril de 2010

Revolta na Bounty

O Capitão Bligh (Charles Laughton) é um completo tirano que comanda o seu navio (HMS Bounty) de maneira "monstruosa" para com a sua tripulação e controla-os a poder de medo.
Fletcher Christian (Clark Gable) é um oficial que tolera a tirania de Bligh, mas chega a um ponto que não suporta mais a assistir aos maus tratos constantes á tripulação, sem que nada lhe aconteça.
Assim decide planear uma revolta, juntamente, com os desesperados da tripulação e toma pose do navio.
O Aspirante Byam (Franchot Tone), também é contra a tirania de Bligh (e também ele sofre nas mãos deste) mas ainda assim, é contra a revolta, ficando assim numa luta do que é certo e o errado.
Bligh jura vingança e não descansa enquanto não apanhar quem o traiu e fazê-los pagar por isso.



Um clássico do cinema muito bem feito que ganhou o Óscar para Melhor Filme em 1935.
Espectacular desempenho de Charles Laughton - este actor era grandioso nas suas interpretações e confesso-me grande fã dele. Assim como, as excelentes interpretações de Clark Gable e Franchot Tone.
A história deste navio e do motim que se deu nele (e o porquê dele ter-se dado) é deveras revoltante, mas ainda assim, a história passada para cinema está muito interessante e bem feita.
Gostaria de ver a versão deste filme dos anos 60, interpretada por Marlon Brando e poder assim compará-las. É sempre bom quando existem várias versões para um mesmo filme (para a mesma história), assistir a todas para podermos comparar e decidir a que está mais bem feita e/ou se a qualidade é a mesma em todas elas.

NOTA: 8/10

Revolta na Bounty (Mutiny on the Bounty)
Realizador: Frank Lloyd
Interpretes: Charles Laughton; Clark Gable; Franchot Tone;...
Definições: 127 min. / P/B / 1935 - USA
Opções Extra: Pitcairn Island Today; Noticiário de Época sobre os Óscares; Trailers

1 comentário:

  1. Eu conheço a história, mas a versão que eu vi era com o Mel Gibson e o Anthony Hopkins. Já me recomendaram essa versão. Eu gosto muito do Charles Laughton (desde que ele fez o Corcunda de Notre Dame), mas ainda não tive a oportunidade de conferir esse filme dele.

    ResponderEliminar