18 de novembro de 2009

Nascido a 4 de Julho

Ron Kovic (Tom Cruise) é um jovem que se alista no exército, para ir para a Guerra, no Vietname, sempre pensando que é o correcto (lutar pela Pátria) e é lá, que na sequência de uma troca de tiros, fica paralisado, tornando-se num veterano de guerra.
Ao voltar ao seu País, ele vai encontrar uma América em revolução, uma América dividida (uns contra a Guerra, outros a favor desta), ou seja, uma América em mudança.
Ele próprio, outrora, a favor da luta pela Pátria, lentamente, se apercebe que foi enganado, assim como a maioria dos jovens que se alistaram no exército, acabando ele, por se tornar numa voz importante contra a Guerra e a enfrentar os políticos, que insistem em inventar mentiras e desculpas, que justifiquem a causa.

Este filme é bastante perturbador, mostrando um pouco o sofrimento passado na Guerra do Vietname.
As mortes injustas numa Guerra que não teve cabimento nenhum (não será assim em todas?). E mostra-nos uma América a transformar-se e a revoltar-se contra o seu sistema.
Um olhar crítico de Oliver Stone, sobre este ponto histórico dos E.U.A., como só ele consegue mostrar nos seus filmes (assim como "JFK", "Nixon" e "Platoon").
Tom Cruise está excelente neste papel mas é, também, de salientar o papel de Willem Dafoe, como um veterano de Guerra, completamente, "desfeito" por esta.
Um filme que recomendo a todos, pois vale bem a pena ser visto.

NOTA: 8/10

Nascido a 4 de Julho (Born on the Fourth of July)
Realizador: Oliver Stone
Interpretes: Tom Cruise; Willem Dafoe; Raymond J. Barry;...
Definições: 138 min. / Cor / 1989 - USA
Opções Extras: Notas de Produção; Elenco e Cineastas; Trailer

Para ver o trailer, clicar aqui

3 comentários:

  1. Muito bom, faz tempo q assisti, Tom Cruise tem uma atuação formidável, nota 8.5!
    Bjo! Diego!

    ResponderEliminar
  2. Uma boa incursão pela guerra do Vietname no durante e no depois. É aqui que Tom Cruise marca pontos definitvos na construção da sua carreira.

    ResponderEliminar
  3. Dewonny - É muito bom e a Cruise ta mesmo magnifico ;)
    Bjs

    Red Dust - Também acho que Cruise esta mt bem neste papel, talvez um dos melhores que ele ja fez.
    Bjs

    ResponderEliminar