23 de julho de 2009

A Jóia da Coroa

Pela 1ª vez vou comentar, neste blog, sobre uma série e a visada é "A Jóia da Coroa" (The Jewel in the Crown).
Tudo começa com a história do trio romântico: Daphne Manners (Susan Woolridge), uma jovem idealista britânica; o seu apaixonado Hari Kumar (Art Malik), um jovem indiano que foi educado na Inglaterra num excelente colégio; e por fim, Ronald Merrick (Tim Pigott-Smith), um polícia interessado na jovem, racista e completamente detestável.
A partir desta história, outras começam a desenrolar-se e de uma maneira ou de outra interligam-se.

Esta mini-série de 14 episódios, mostra-nos as histórias de vários personagens, nos anos do declínio britânico na Índia, sempre pontuada com datas e momentos históricos de importância, que por lá se passaram (tudo em mini documentários, reais).
Achei toda a série de muito boa qualidade e destaco os papéis de Tim Pigott-Smith - de polícia a alta patente do exército e com um personagem muito bem definido e forte; Art Malik como o indiano/britânico ostracizado e perseguido; Sarah Layton (Geraldine James) como mulher em crescendo - de tímida a mulher decidida e que suporta todos os problemas familiares.
Outro ponto positivo, foi que esta série, para a época, foi muito "p'rá frente" - como se costuma dizer - pois abordou temas como a homosexualidade e o próprio sexo e isso nos anos 70, ainda, era assunto tabu.
Belíssimos cenários da Índia, um excelente argumento e actores muito bons foram, sem dúvida, os "ingredientes mágicos" para que a série seja tão boa.
O único ponto negativo é no último episódio, onde achei duas ou três situações, não muito bem explicadas, mas tirando isso, aconselho a todos que gostam deste tipo de séries, a vê-la.

NOTA: 9,5/10

Titulo: A Jóia da Coroa
Titulo Original: The Jewel in the Crown
Realizador: Jim O'Brien e Christopher Morahan
Interpretes: Art Malik; Tim Pigott-Smith; Susan Woolridge;...
Dur.: 14 horas
Opções Extras: ####
Ano: 1971
Comprado: Fnac Almada a 11/01/09 por 11,95€

Para ver um pouco, clicar aqui

4 comentários:

  1. Já estive com esta série uma ou duas vezes na mão, mas como não tinha nenhuma referência dela não me aventurei na compra. Nunca pensei que fosse tão boa como tu descreves, mas a verdade é que se há povo competente na criação de séries é o britânico.

    bjs

    ResponderEliminar
  2. É mesmo uma série muito boa e nem eu estava á espera de gostar tanto dela.
    Por isso, compra que acredito sinceramente que não te arrependerás ;)
    Bjks

    ResponderEliminar
  3. A par da incontornável, magnífica "Brideshead Revisited", esta é das melhores séries que algum dia a televisão passou.
    Isto é mesmo, mesmo muito bom.
    Tenho saudades dos tempos em que a televisão portuguesa não era só trampa em avançado estado de decomposição.

    ResponderEliminar
  4. Por acaso Brideshead ainda não vi, mas já ouvi falar muito bem.
    Sim, sem dúvida que nunca mais vi séries com a qualidade de antigamente, talvez por isso , é raro seguir uma série hoje em dia.
    Das séries que vou comprando para a minha colecção é quase tudo dos anos 70/80.
    Bjs

    ResponderEliminar