12 de abril de 2009

Á Prova de Morte

O próximo filme de que vos vou falar é "Á Prova de Morte" (Death Proof).
Ele conta-nos a história de três amigas, Jungle Julia (Sydney Poitier), Shanna (Jordan Ladd) e Arlene (Vanessa Ferlito) que gostam de se divertir a beber uns copos e de fumar erva.
Só que elas estão a ser observadas por um "tarado" chamado Stuntman Mike (Kurt Russell).
Depois de conseguir conhecê-las, ele dá boleia a uma jovem chamada Pam (Rose McGowan)... uma boleia mortal. Depois de a matar, decide matar as outras jovens, num brutal acidente - o carro dele está artilhado, pois ele foi duplo e por isso o carro não sofre danos de maior.
14 meses depois, ele decide voltar ao ataque e procura novas vitimas... desta vez a escolha recai nas amigas Abernathy (Rosario Dawson), Zoe (Zoë Bell) e Kim (Tracie Thoms), mas quando ele pensa que tem tudo sobre controlo e vai dar o golpe final, as coisas não só correm mal, mas também se viram contra ele, pois estas amigas não são para brincar (também elas duplas) e aí "o feitiço vira-se contra o feiticeiro".
O filme foi feito com as cenas iniciais (do 1º grupo de amigas), com o género de cortes e montagens mal feitas (feito de propósito), as imagens com o aspecto de serem velhas (aqueles "picos" e "saltos" na imagem, que as películas antigas faziam), depois as imagens introdutórias para o 2º grupo de amigas, fica a P/B (por pouco tempo), voltando a ficar a cores, com a imagem normal e estabilizada.
Para mim, foi um filme mediano, e muito aquém dos filmes com que Tarantino me conquistou: Pulp Fiction, Jackie Brown e os dois volumes de Kill Bill.
Ainda assim, nota positiva para a banda sonora, pois é uma das coisas com que não me decepciono nos filmes deste realizador.

NOTA: 5/10

Titulo: Á Prova de Morte
Titulo Original: Death Proof
Realizador: Quentin Tarantino
Interpretes: Kurt Russell; Rose McGowan; Rosario Dawson;...
Dur.: 109 min.
Opções Extras: Trailer
Ano: 2007
Comprado: Jornal "Diário Noticias" a 17/01/09 por (+/-) 2,50€

17 comentários:

  1. Realmente não se pode colocar entre os melhores de Tarantino. Ainda assim é um filme com uma linguagem interessante, sendo a 'segunda parte' muito mais atractiva, em especial a parte final.

    7/10.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Aqui não podemos mesmo estar de acordo. Dou 8. É um filme claramente inspirado com diálogos fenomenais e uma excelente homenagem aos filmes de serie Z. E claro, como refres, a banda sonora é uma delícia.

    Mas pronto, espero que uma proxima visualizaçao faça te mudar de ideias :p

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Red Dust - Disso não tenhas duvida, não é certamente dos melhores dele, apesar de até se ver bem.
    Também gostei muito mais da 2ª parte do que da 1ª, se calhar se tivesse estado mais no registo da 2ª parte, tinha ficado melhor.
    O reverso da história para mim, foi mesmo o melhor.
    Bjs

    Fifeco - Não podemos estar sempre de acordo, não é???
    Não é que o filme não seja de todo bom, mas comparando com outros filmes de Tarantino, este é muito inferior. E como disse ao Red Dust, se o filme tivesse estado no registo da 2ª parte, a nota seria com certeza, bem melhor.
    Dos filmes de Tarantino, aquilo que mais gosto é a banda sonora... 5*
    Bjks

    ResponderEliminar
  4. Apesar de tudo, acho este filme muito superior a outra "metade" ;) 8/10

    ResponderEliminar
  5. Este é Tarantino puro, divertimento certo. Achei o filme brilhante do melhor que se fez nesse mesmo ano. E aquela cena do acidente é qualquer coisa de genial =)

    ResponderEliminar
  6. Eu só vi a primeira parte deste, que é uma bela porcaria!

    ResponderEliminar
  7. Filipe Machado - Nunca daria 8/10 a este filme de certeza... mas aceito a tua opinião, claro!!!
    Bjs

    João - Poderá ser Tarantino puro, mas não do que ele já fez de melhor. Este não iguala, nem se compara a Pulp Fiction, Jackie Brown ou Kill Bill (os meus favoritos dele).
    Sem duvida que o acidente é genial... nisso estamos de acordo ;)
    Bjs

    - cleber. - ahahahah essa agora foi boa :P
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Só vi uns 10 minutos iniciais, as miúdas no carro. Depois o dvd começou a falhar (devia estar riscado) lol e interrompi.
    Tenho de completar o visiosamento qualquer dia, gravei para divx.
    Sei que vai ter cenas porreiras, com o Kurt Russell hehe
    O Planet Terror, do Rodriguez, já vi. Cool!

    ResponderEliminar
  9. O filme é interessante, mas para mim, nada de mais.
    Ainda não vi Planet Terror... :(
    Bjks

    ResponderEliminar
  10. Obrigado pela visita... Bem, esse eu não vi pelo fato de não ter ido aos cinemas e aqui nem em DVD... :S

    Mas eu sou daqueles que não conseguei tirar a paixão dos comentários e provavelmente iria dar uma nota muito mais além do que o filme merece, rs, é bom que você já vai me conhecendo.

    Abraços e agora seu blog tá na lista dos que eu acompanho, virei muito mais aqui...

    ResponderEliminar
  11. Olá!
    Obrigado também pela visita ;)
    Estás sempre á vontade para dar as notas que achares melhor para ti, pois cada um é livre de ter a sua própria opinião (e por conseguinte a sua classificação do filme). Eu respeito todas as opiniões.
    O teu blog também já está na lista dos que acompanho ;)
    Bjs e até breve

    ResponderEliminar
  12. Gema, não sei como foi por aí, mas aqui nos cines Brazucas os dois filmes da série Grindhouse passaram separadamente. na comparação, esse é bem mais fraco que "Planeta Terror". pra falar verdade é um dos (se não o) mais fraquinho do diretor Tarantino. beijo :)

    ResponderEliminar
  13. No cinema não te sei dizer, mas em DVD, a distribuição é feita em separado. Não vi o Planeta Terror, por isso, não sei se é melhor ou pior.
    Só sei que este é um dos filmes mais fraquinhos do Tarantino que já vi.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Gostei muito deste filme, a capacidade do Tarantino para escrever diálogos, tem tanto de inata como de brilhante. Embora tenha achado que o “Planet Terror” cumpriu melhor o objectivo a que se propunha (homenagear o cinema de culto e especificamente os filmes de série B) acho que o “Death Proof” é mais e melhor filme.

    ResponderEliminar
  15. Planet Terror ainda não vi, mas agora fiquei com curiosidade ;)
    Não me interpretem mal, mas quando dei 5/10, foi comparando com outros filmes que conheço de Tarantino... e este, quer queiram, quer não, ficou muito aquém de Pulp Fiction, Jackie Brown e os dois volumes de Kill Bill (para mim os melhores deste realizador). Este é mesmo muito fraquinho ao pé dos GRANDES dele.
    Bjks

    ResponderEliminar
  16. Concordo contigo Gema. Acho este Death Proff um dos piores filmes do Tarantino. Os diálogos, apesar de alguns serem extremamente bons, são demasiados. A estética também está boa, mas ele abusou. Achei que houve por ali muita palha...

    ResponderEliminar
  17. Obrigado thesubsidal!!!
    Até que enfim alguém me compreende :P ahahahah
    O filme é "muita parra, pouca uva" como se costuma dizer... não é nada de especial se já tivermos visto os melhores (aqueles que já mencionei).
    Bjks

    ResponderEliminar