13 de abril de 2009

Os Noves

O filme que vi, desta vez, foi "Os Noves" (The Nines).
Este é um filme complexo e é daquele tipo de filme em que temos de estar com extrema atenção, senão corremos o risco de não o entender (tipo David Lynch).
Ele conta a história em três partes:

A primeira parte é sobre um actor, Gary (Ryan Reynolds), que se mete em problemas e fica em prisão domiciliária. Quem cuida dele e está bem atenta a todos os passos dados, é Margaret (Melissa McCarthy), que tenta a todo o custo, que ele não faça nenhuma asneira. O pior é quando ele conhece a vizinha do lado, Sarah (Hope Davis), que tenta despertá-lo para a realidade.

A segunda parte, é sobre Gavin (Ryan Reynolds), um realizador, que tem um reality show sobre a sua própria vida, ao mesmo tempo, que está a tentar lançar um filme.
A actriz principal é a sua amiga Melissa (Melissa McCarthy), que como é mais gorda, não corresponde ao que Susan (Hope Davis) quer... Susan faz com que Gavin dispense Melissa e depois, ele acaba por não conseguir lançar o filme.

Por último, a terceira parte, é sobre Gabriel (Ryan Reynolds), um criador de videojogos, que vai à procura de ajuda, no meio do nada, pois o carro não pega. Deixa assim a sua mulher, Mary (Melissa McCarthy), mais a sua filha Noelle (Elle Fanning), enquanto procura ajuda... até que lhe aparece uma mulher misteriosa chamada Sierra (Hope Davis), que faz com que se percam ainda mais e tenta que ele desperte para a realidade.

Todos estes personagens se envolvem num mundo irreal, e a realidade revela-se surpreendente.
Ao longo do filme (nas três partes do filme), existem "pistas" que vão sendo dadas de alguma maneira (ao jeito de Lynch) e que se estivermos com bastante atenção, iremos perceber melhor o final (ou seja a verdade deste mundo irreal).
Gostei bastante da complexidade deste filme e que demonstra bem até onde é que o ser humano consegue ir mentalmente, para poder controlar a sua vida (o seu mundo).
Excelente banda sonora, que acompanha todo o filme.
Bom desempenho do elenco principal - Ryan Reynolds, Melissa McCarthy e Hope Davis.

NOTA: 8/10

Titulo: Os Noves
Titulo Original: The Nines
Realizador: John August
Interpretes: Ryan Reynolds; Melissa McCarthy; Hope Davis;...
Dur.: 95 min.
Opções Extras: Trailer; Recomendamos
Ano: 2007
Comprado: Jornal "Record" a 21/01/09 por 1,60€

8 comentários:

  1. tenho boas referências sobre esse filme.
    espero ver o quanto antes.
    bjs, Gema :)

    ResponderEliminar
  2. Eu, pessoalmente, gostei bastante do filme e para dizer a verdade, quando vi o trailer, não dava muito por ele - mais uma vez, se prova que os trailers não mostram a realidade dos filmes.
    Gostei mesmo!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Seu texto me deixou curioso, apesar de ser comparado a David Lynch que considero um bom diretor, mas que muitas vezes exagera nas loucuras em seus filmes, e estes acabam ficando sem sentido.

    Bjos

    ResponderEliminar
  4. Há tempos que me indicam este filme, mais acredita que não tem na locadora aqui...Pelo menos ainda não chegou! Assim que isso acontecer vou alugar, porque amo este tipo de filme... Falando nisso, ele me lembra Clube da Luta... Bem complexo. Aliás, falou em filme complexo, foulou comigo...Kkkkkkkkkkkk.

    Abraços...

    ResponderEliminar
  5. Hugo - Quando vi o filme, veio-me logo á cabeça, imagens dos filmes de Lynch... mas como é óbvio, ninguém se compara ou chega aos pés de Lynch. Este não é tão louco como os de Lynch, mas é bem intrigante e muito bem feito - os mundos irreais e o desfecho, deixa-nos, realmente, a pensar.
    E o fim, quanto a mim, teve muito sentido.
    Bjs

    Thiago Paulo - Ainda não vi Clube da Luta, apesar de já ter ouvido falar muitissimo bem dele. Sendo assim, também tenho que arranjar maneira de ver esse ;)
    Sim, é um filme complexo e tens que estar com muita atenção a todo o filme e ás "pistas" para conseguir perceber muito bem o filme.
    Bjks

    ResponderEliminar
  6. Parti para este filme com alguma curiosidade. No inicio fiquei agradado com o que vi, mas no fim o filme é curto, não consegue a tingir o propósito e falha. A premissa do filme é boa mas o desenvolvimento não lhe faz jus, o que, para mim, faz com que este filme não seja mais do que banal.
    É sempre melhor falar/discutir cinema quando as opiniões divergem.

    ResponderEliminar
  7. Eu, na minha opinião discordo em absoluto contigo, pois achei este filme muito bom, do inicio ao fim. O final não precisava de ser maior, pois senão ficava algo confuso. Assim, foi directo.
    Banal não é de certeza a palavra que o define, pelo menos para mim.
    Estás sempre á vontade para falar/discutir comigo ;)
    Bjks

    ResponderEliminar
  8. Por me intrigar ao rever, busquei esclarecê-lo e talvez The Nines enfoque teorias de ser multidimensional e realidades simultâneas. A escala numérica de 10 - Deus, 8 - Coalas, 7 - Macacos e 9 - ser multidimensional é uma jogada do diretor. Além disso, mostra que o personagem principal (9), esqueceu de sua condição multidimensional e se apegou extremamente á realidade linear dos seres humanos (7) E me parece que os personagens (Sarah, Susan e Sierra) são (9), pois buscam despertar o personagem principal de sua condição multidimensional. Notem que o personagem principal deixa a matéria corporal, tornando-se um bólido luminoso e arremessado ao espaço sideral ao final do filme. Segue um apanhado teórico, filosófico e científico da teoria quântica multidimensional - "Ser um humano multidimensional é estar conscientemente em vários locais diferentes ao mesmo tempo, pois existimos em diversas realidades. Vocês já devem ter ouvido falar que existem outras porções de vocês mesmos que estão muito mais unidas e que sabem muito mais que vocês, pois é, isso é verdadeiro, então, como vamos poder saber quando esses outros aspectos do nosso ser vão começar a se manifestar? Aí então, começaremos a descobrir aspectos nossos que existem no não físico, ou partes de nós que vivem de outra forma, desenvolvendo outros potenciais e até mesmo, vivendo em outros planetas." danielbrasilsm@hotmail.com

    ResponderEliminar