16 de abril de 2009

Eu, Peter Sellers

Um belíssimo filme é o que posso dizer sobre "Eu, Peter Sellers" (The Life and Death of Peter Sellers).
Este biopic, conta toda a história da vida do actor Peter Sellers (Geoffrey Rush). Uma vida atribulada, uma visão do homem que tinha várias personagens na vida dele - não se conhecia a si mesmo, por isso necessitava dos seus personagens.

- Uma mãe muito controladora - ele era muito criança e a sua mãe não ajudava;

- As mulheres que passaram na sua vida - desde a obsessão por Sophia Loren, aos casamentos falhados;

- Um pai ausente para os seus filhos.

Enfim, deu-nos uma ideia do actor fora dos ecrãs.
Gostei imenso deste filme e da visão que ele dá. Excelente interpretação de Geoffrey Rush, que veio aumentar a minha admiração por este actor, que me convenceu desde "Shine". Ele aqui, com múltiplos personagens, só demonstra a versatilidade que possui, para se conseguir "transformar".
Para quem conhece a filmografia de Sellers, este filme torna-se muito mais claro e interessante, e acaba-se por "absorver" muito mais informação do filme.
A abertura do filme, ao jeito de "Pink Panther", não poderia ser melhor - sendo que este foi, inquestionávelmente, o filme que mais popularidade lhe trouxe.
Outro ponto positivo, foi a banda sonora do filme. Desde a abertura com "What's New Pussycat" de Tom Jones, como quando Sellers conhece B.E. (o par da sua vida - dito pelo vidente), Britt Ekland (Charlize Theron) - quando deveria ter sido Blake Edwards - com "Girl From Ipanema" de Astrud e João Gilberto e "I Heard It Through The Grapevine" de Marvin Gaye. Também de salientar a belíssima canção "You Make Me Feel So Young" de Lance Ellington para o pedido de casamento a Britt Ekland e a "Valsa do Danúbio Azul" quando Sellers tem uma paragem cardíaca e todos os seus personagens aparecem.
Entre muitos outros, a banda sonora inclui também canções de The Clash, Shirley Bassey, David Bowie e muitos outros.
Mais uma vez, belíssimo filme, com bom argumento, boa realização, bom elenco, boa música, enfim, é mesmo bom o filme, que mostra a loucura e a genialidade de Peter Sellers (difícil separá-las).

NOTA: 8/10

Titulo: Eu, Peter Sellers
Titulo Original: The Life and Death of Peter Sellers
Realizador: Stephen Hopkins
Interpretes: Geoffrey Rush; Emily Watson; Charlize Theron;...
Dur.: 127 min.
Opções Extras: Recomendamos
Ano: 2004
Comprado: Jumbo Almada a 24/01/09 por 3,00€

6 comentários:

  1. 3,00? Apanhas as promoções todas. Este também comprava.

    É um belo filme que nem tentou ser politicamente correcto ao dar a ideia real de quem foi Peter Sellers. Há um forte desempenho dos actores, com especial e óbvio destaque de Geoffrey Rush. O homem conseguiu confudir-se com Sellers.

    Também 8/10.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Faço o que posso e ás vezes perco boas promoções.
    Comprei este, pelo preço e por curiosidade, pois gosto bastante de Peter Sellers, mas não sabia que ia gostar assim tanto do filme.
    O filme estava tão bom e Rush estava mesmo na pele de sellers.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Ok, agora concordo plenamente contigo. Um belo filme em Rush se transforma em Sellers, fabuloso.

    ResponderEliminar
  4. Ai aquele Jumbo de Almada é grande perdição. Por vezes encontra-se com cada pérola! O mesmo a dizer do Jumbo do Allegro!

    Quanto ao filme, nunca o vi!

    Cumps.

    Roberto F. A. Simões
    CINEROAD

    ResponderEliminar
  5. eu ja achei um tanto lento esse filme, apesar da boa participação de todo elenco. lembro que o assisti em duas parcelas (hehehe :P). beijo, Gema.

    ResponderEliminar
  6. AddCritics - Mesmo muito bom... O Rush estava soberbo ;)

    Roberto F.A. Simões - O Jumbo de Almada é mesmo uma perdição, nunca venho de mãos vazias. O Jumbo Allegro, fui lá só uma vez e estava muito mais bem organizado que o de Almada e óbvio que trouxe de lá mais DVD's (fui lá para trazer o Flash Gordon, acabei por trazer alguns DVD's e já não havia o Flash Gordon :(
    Vale a pena ver o filme ;)

    Jeniss Walker - Não achei nada lento e nem dei pelas horas a passar.

    Bjs a todos

    ResponderEliminar