8 de abril de 2009

Desafio: Óscares

Foi-me lançado um desafio (o meu primeiro).
Este foi lançado pelo Red Dust . Obrigada ;)
A tarefa é simples e rápida: escolher um ano de atribuição dos Óscares e fazer a minha própria lista de vencedores a partir dos nomeados nas categorias de (melhor) Filme, Realização, Actor e Actriz.

Eu escolhi 2001. Um ano de boas produções, com muito bons filmes, por isso, a escolha é bem mais dificil, mas vou tentar dar o meu melhor.

Na escolha de melhor filme, o Óscar foi dado a "A Beautiful Mind", excelente filme com boas interpretações, mas a minha escolha seria sem dúvida "Moulin Rouge", pois achei que para além de diferente, foi excelente em todos os sentidos (ou seja num todo) e muito melhor que "Beautiful Mind". "Moulin Rouge" é uma ode ao amor (ao amor impossivel e trágico), com uma excelente banda sonora ("Come What May" é para mim uma das canções mais bonitas em cinema), fotografia/cenários e adereços. Mas é só a minha opinião.

Quanto á categoria de melhor realização, a minha escolha, é a minha opção também - Ron Howard... isto porque Baz Luhrmann, não estava nomeado, claro!

Sobre o melhor Actor/Actriz... Denzel Washington "Training Day" ganhou, e sem dúvida que ele é um excelente actor, de quem sou fã, mas este não é para mim o melhor filme em que ele entrou. A minha escolha seria Russel Crowe em "A Beautiful Mind", pois o papel dele foi representado com mestria (aliás o filme ganha muito por isso).

Quanto á Actriz, o Óscar foi para Halle Berry "Monster's Ball", mas Nicole Kidman "Moulin Rouge" esteve muito melhor como Satine - Kidman é muito melhor actriz que Berry, isso ninguém me pode dizer o contrário.

Acho que vou tocar na ferida, mas este ano de 2001, escolheram afro-americanos, por causa das questões raciais e não propriamente, pelos desempenhos. Denzel já fez filmes muitissimo bons e Halle Berry, bom, não gosto assim tanto.

Outra categoria que quero mencionar (que não é obrigatória neste desafio), mas que foi importante para mim, foi, o Melhor Filme Estrangeiro... "Amélie" é o filme da minha vida, é o que chamo "do outro Mundo", foi perfeito - muitos poderão não concordar - e infelizmente, não ganhou. Quem ganhou foi "No Man's Land"... enfim, é só a minha opinião.

Filme:

Vencedor: A Beautiful Mind

A minha escolha: Moulin Rouge

Outros nomeados: Gosford Park; In the Bedroom; The Lord of the Rings: The Fellowship of the Rings.





Realização:

Vencedor: Ron Howard/A Beautiful Mind

A minha escolha: Ron Howard/A Beautiful Mind

Outros nomeados: Ridley Scott/Black Hawk Down; Robert Altman/Gosford Park; Peter Jackson/The Lord of the Rings: The Fellowship of the Rings; David Lynch/Mulholland Drive


Actor:

Vencedor: Denzel Washington/Training Day

A minha escolha: Russell Crowe/A Beautiful Mind

Outros nomeados: Sean Penn/I Am Sam; Will Smith/Ali; Tom Wilkinson/In the Bedroom



Actriz:

Vencedor: Halle Berry/Monster's Ball

A minha escolha: Nicole Kidman/Moulin Rouge

Outros nomeados: Judi Dench/Iris; Sissy Spacek/In the Bedroom; Renée Zellweger/Bridget Jones Diary



Filme Estrangeiro:


Vencedor: No Man's Land/Bosnia & Herzegovina

A minha escolha: Amélie/France

Outros nomeados: Elling/Norway; Lagaan/India; Son of the Bride/Argentina



Acredito que as minhas escolhas não sejam as da maioria, mas como o desafio era assim (eu poder escolher os meus favoritos), eu decidi assim.

Passo o desafio a:

Cecilia / Cenas de Cinema
Fifeco / Cinema is my Life
Hugo / Cinema-Filmes e Seriados
Pedro / Realizadores de Cinema
Roberto / Cineroad

9 comentários:

  1. Eu acuso-me... sou dos poucos que não gostou de 'Moulin Rouge'. :)

    Para melhor filme escolheria a primeira parte de 'O Senhor Dos Anéis', que até poderia estar na realização bem como 'Cercados' de Ridley Scott.

    Nos actores, iria pela tua escolha, sem dúvida. Crowe. Washington tem diversos papéis no mesmo registo e alguns até bem superiores.

    Nas actrizes, iria pela escolha da Academia. Lá está... não gostei de 'Moulin Rouge'...

    Bem lembrado o 'Amélie'. O filme é uma delícia e banda sonora de Yann Tiersen não lhe fica nada atrás.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Eu calculava, que haveria alguém que não iria ser da minha opinião... mas eu sou fã de "Moulin Rouge", um dos meus filmes favoritos.
    Já eu, não gosto muito do "LOTR", nunca lhe achei grande "graça". Mas respeito a tua opinião, claro!
    "Amélie", não há palavras... é o meu filme! Já o vi "milhentas" vezes e não me farto ;) E claro, também tenho o CD da banda sonora - espectáculo!!!
    Bjks

    ResponderEliminar
  3. Com certeza, aceito o desafio.

    Em breve será lançado no CINEROAD!

    Cumps.

    Roberto F. A. Simões
    CINEROAD

    ResponderEliminar
  4. O vencedor "Uma Mente Brilhante" é um bom filme mas não inesquecível, ganhou o Oscar talvez por ser o mais correto da lista.
    Concordo com você sobre "Amelie Poulan"... história deliciosa e uma interpretação doce e sensível de Audrey Tautou, com certeza merecia vencer.

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. Legal, esse desafio ter chegado ate aqui, partiu lá do meu blog, e já foii por muitos lugares ! Acho o OSCAR 2002 até bom, menos na questão de melhor filme e atriz que são horriveis!

    ResponderEliminar
  6. Roberto F. A. Simões - Boa! Eu irei ver com certeza.
    Bjs

    Hugo - Tens toda a razão e partilho da mesma ideia... era o mais correcto a ser escolhido. Para mim Amelie é o meu filme e acho que vai ser dificil algum novo substitui-lo.
    Bjs

    - cleber. - É verdade... já vi este desafio em muitos blogs e acho-o bem legal.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. escolheu um bom ano, Gema.
    na verdade, seria mais ousado. daria o prêmiuo de melhor produção ao grandiosíssimo "O Senhor Dos Anéis: A Sociedade do Anel". muitos discordam da vitória de Denzel Washington por "Dia de Treinamento". no mais, gostei muito d suas escolhas. abraço.
    :)

    ResponderEliminar
  8. Dos que vi escolheria o Lord of the Rings. Mas também ainda não vi o Moulin Rouge.

    Agradeço o desafio e em breve publicarei os resultados.

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Jeniss Walker - Não gostei de LOTR, por isso nunca daria o Oscar a essa trilogia, mas isso é só a minha opinião, claro!
    Adoro Moulin Rouge, um dos meus filmes favoritos.
    Bjs

    Fifeco - Sobre LOTR, já disse aqui em cima o que penso dele. Deves ver Moulin Rouge - espectáculo!!!
    Obrigada por aceitares o desafio ;)
    Bjks

    ResponderEliminar