31 de março de 2009

Ser ou Não Ser

O 2º, da série de 4, é "Ser ou Não Ser" (To Be or Not To Be), um remake do filme com o mesmo nome de 1942, realizado por Ernst Lubitsch.
Este filme conta a história de dois actores muito famosos, Frederic Bronski (Mel Brooks) e Anna Bronski (Anne Bancroft). Só que, além de colegas de profissão, eles são também marido e mulher.
Frederic é um actor, extremamente, egocêntrico e põe sempre a esposa em segundo plano, pelo que ela, prontamente, se vai aproveitar.
Frederic de tão egocêntrico, decide pôr sempre "Highlights of Hamlet" (sendo ele Hamlet, claro!) para substituir um espectáculo que foi proibido (um que goza com os alemães) e a sua mulher aproveita este espectáculo, para receber no seu camarim um jovem aviador, Andre Sobinski (Tim Matheson), que é louco por ela. Assim, cada vez que Frederic profere as famosas palavras: "Ser ou não ser...", ele levanta-se para ir para o camarim de Anna, pois estas palavras passam a ser uma espécie de código para ambos.
O filme é sobre um grupo de teatro, neste caso especifico, sobre um grupo de teatro, na Polónia, aquando da invasão dos alemães a este país. Em todo o filme, este grupo tenta "fintar" os alemães, com encenações fora de palco, para poderem escapar às "garras" dos nazis.
Não é o tipico filme em que Brooks entra, pois não consegue "arrancar" boas gargalhadas, aliás, achei este filme um pouco parado e com muito poucas cenas de comédia - talvez porque este não é realizado por ele (???).
Achei engraçadas as cenas de "finta" aos nazis, mostrando estes no papel de burros, mas não há muito mais que me tenha marcado.
Filme mediano, sem me ter marcado (tirando, realmente, uma ou outra cena). Ainda assim, tenho curiosidade em ver o filme de 1942, para poder compará-los.

NOTA: 6/10

Titulo: Ser ou Não Ser
Titulo Original: To Be or Not To Be
Realizador: Alan Johnson
Interpretes: Mel Brooks; Anne Bancroft; Tim Matheson;...
Dur.: 103 min.
Opções Extras: -----
Ano: 1983
Comprado: Fnac Almada a 11/01/09 por 29,95€ (cerca de 7,49€ cada)

6 comentários:

  1. Já o vi há uns tempos. Não gostei mesmo nada. O filme é fraquito.

    4/10.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Sim, não é nada impressionante... só gostei mesmo foi de algumas cenas das "fintas" aos alemães, mas nada de extraordinário.
    4/10 também não, não é??? É muito baixo...
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Não tive a chance de ver, alias, nem sabia da existência!

    ResponderEliminar
  4. Vale pela presença de Mel Brooks e pelo argumento.

    ResponderEliminar
  5. - cleber. - Brooks tem uma filmografia ainda um pouco extensa. Este também não conhecia ainda, mas também não é grande coisa ao pé de outros bem melhores.
    Bjs

    Victor Afonso - Olá!!! Sim, só vale por Brooks e o argumento, mas também Bancroft está bem.
    Não é sem dúvida um filme muito bom.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. "olhe" o diálogo dos personagens de Lázaro Ramos e Wagner Moura em ÓPAIÓ (na entrega dos carrinhos) e o do "nazista" e o judeu na entrada do teatro nas cenas finais de SER OU NÃO SER...

    ResponderEliminar